Transtorno Alimentar


É normal ter vaidade, se olhar no espelho, ter o autocuidado, afinal, somos seres sociais e estamos em contato com o outro o tempo todo. O problema se instaura quando essa auto cobrança passa a ser exagerada, podendo levar à distúrbios diversos dependendo do grau do transtorno. Já ouviu falar sobre Bulimia Nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, Anorexia Nervosa? Pois é, esses são alguns comuns, existem outros…


Você tem fixação com o espelho? Está sempre preocupada com sua aparência? Você se sente sempre acima do peso? Checa constantemente a balança para saber se está no seu ideal de peso? Ou, você é daquelas que evita a balança para não se frustrar? Você pode estar vivendo um Transtorno Alimentar.


É interessante saber, que, os transtornos alimentares nem sempre se resolvem apenas com terapia. Dependendo do grau e intensidade dos casos, além de acompanhamento de terapeuta qualificado, faz-se necessário um nutricionista, para tratar a reeducação alimentar e até mesmo medicações, para que, com todos estes mecanismos, o indivíduo possa ter uma nova relação com a comida. Ou seja, há tratamento e cura.


É importante que tenhamos uma boa relação com a comida, no sentido de nos mantermos saudáveis. Existem pessoas acima do peso saudáveis? Sim. Os exames podem dizer. E, embora os padrões de beleza sejam sobre sermos magros, muitas vezes, é importante nos reconectarmos internamente com nossos sentimentos, para entendermos se precisamos mesmo estar sempre magros, ou, se, essa possível infelicidade pode nos ter sido imposta por estes padrões da sociedade. Vamos descobrir juntos?

 

TAGS: Transtorno alimentar, terapia psicanalítica, conflitos inconscientes, traumas passados, problemas de relacionamento atuais, padrões de pensamento e comportamento negativos, auto-compreensão, auto-aceitação, melhoria da autoestima, relacionamentos saudáveis, escolha do terapeuta, outras formas de tratamento, anorexia, bulimia, transtorno da compulsão alimentar.